Meu amigo vai se casar esse final de semana e queria ver se você não poderia fazer uma caricatura dele e da esposa para que eu pudesse dar de presente, como você é designer...
Abri uma empresa e agora só falta criar a "loguinho", meu sobrinho desenha muito bem, acho que vou pedir pra ele criar algo, umas 10 opções diferentes pra escolher...
Quem trabalha nessa área com certeza já vivenciou isso, ou viu alguém solicitar algo semelhante. É muito comum acharem que todo designer sabe desenhar, já que a faculdade é de desenho, não é? Não. Designer não precisa saber desenhar, precisa ter noções de desenho, até porque ninguém aprende a desenhar/ilustrar em 4 anos e meio(normalmente demora uns 15 a 20 anos). Existem designers que também são ilustradores, o que é diferente, como são áreas afins as habilidades de ilustração contribuem e muito para a formação do designer, como o estudo das formas, cores, iluminação, textura etc. Na minha opinião ser designer é algo que se constrói desde a infância, os filmes que você vê, se você gosta de quadrinhos, literatura, arte, história, geografia etc e como essas informações são absorvidas. Quando eu era criança adorava ler quadrinhos e meu personagem preferido era o Tio Patinhas, lembro que o personagem se aventurava pelo mundo em busca de tesouros e negócios encontrando outras culturas e civilizações, o que influênciou muito minhas notas em geografia. Após ler as histórias eu pegava o atlas e procurava o local em que se passava, não sei explicar o porquê, mas ficava fascinado olhando os países, sua estrutura, as montanhas, rios, planícies e criava mentalmente situações tentando imaginar como viviam as pessoas daquele determinado lugar(não existia internet). O atlas pra mim era diversão...outro exemplo são os quadrinhos do Asterix, funcionava da mesma maneira, só que o interesse aumentava pela história real dos Gauleses e do império romano, descobri o porque da frase: "Todos os caminhos levam a Roma". Isso vale para todos os profissionais que trabalham com criação, publicitários, designers, ilustradores, cineastas...a base é a mesma, a curiosidade e o deslumbre, a capacidade de entender a complexidade simples de uma imagem(essa foi profunda).
Enfim, voltando à questão, designer e ilustrador tem muitas coisas em comum, ambos trabalham a partir de um briefing, e produzem resultados visuais, mas o foco é diferente. A quem interessar, o link para o Guia do Ilustrador traz mais informações e complementam o que escrevi até aqui: http://www.guiadoilustrador.com.br/Guia_do_Ilust.pdf.
Se você precisar de uma embalagem para seu produto, um folder, um flyer, um cartão de visita, uma identidade visual completa para sua empresa, uma marca, branding, solucionar um problema gráfico ou de produto então você precisa de um designer.
Esse tema gera muita polêmica e assunto para umas dez páginas do blog, porém minha intenção é só esclarecer um pouco o que faz cada profissional e que o resultado do trabalho de um designer/ilustrador é fruto de projeto e muito estudo. Para concluir uma pequena fábula:
Uma pessoa solicita a um ilustrador que faça uma caricatura sua.
Ao finalizar o ilustrador cobra 200 reais pelo trabalho, espantado com o valor o cliente reclama:
- 200 reais é um roubo! Você levou só 15 minutos para me desenhar!
O ilustrador responde:
- Na verdade senhor, levei 30 anos e 15 minutos.
Fim.
Nenhum comentário:
Postar um comentário