Sr. Miyagi

Entro no blog do TNTema há algum tempo e acho fantástico o trabalho do pessoal, esse mês o tema é Samurai e resolvi participar sem participar só pra descontrair. Essa ilustração em princípio pode parecer não ter nada a ver com Samurais, mas o Sr. Miyagi pra mim representa um dos melhores mestres da história do cinema. Eu era criança quando vi pela primeira vez Karatê Kid, e o filme seria um desastre se não fosse por esse velhinho de um metro e meio e postura despreocupada. Acredito que o filme trata muito mais sobre uma postura em relação a vida do que propriamente artes marciais, a interpretação de Pat Morita(inclusive indicado ao oscar de melhor ator coadjuvante na época) me fez acreditar que ele realmente era o Sr. Miyagi. A única coisa que não conseguia entender era porque escolheram Ralph Macchio para Daniel-san, achava ele patético e rídiculo, mas depois comecei a perceber que isso só reforçava o título de mestre do Sr. Miyagi, pois se ele conseguia transformar aquele rapaz em um campeão é porque era muito bom! Quando disse que o filme tratava sobre uma filosofia de vida é porque o Sr. Miyagi passava mensagens como: "Karatê deve ser usado para autodefesa e não para ganhar troféu de plástico", ou seja, se você fizer algo exclusivamente em função de reconhecimento não vai aprender direito porque seu foco está distorcido. Na vida, em tudo que fazemos é importante pensar no sentido real das coisas e que resultado estamos esperando.
Daniel-san teve que pintar cerca, encerar os carros e lixar o assoalho, irritado por ter que ficar trabalhando e não aprender Karatê, ele se revolta com o Sr. Miyagi e no ato o velhinho mostra que nada foi em vão. Duas lições podemos tirar disso, o Sr. Miyagi ganhou uma casa reformada e o reflexo da impaciência da juventude por resultados imediatos. A paciência ainda pode ser uma virtude, hehehe.
Falei demais, e na verdade dá pra tirar muita coisa do filme ainda mas minha função não é essa e nem quero ser ícone da auto-ajuda...encerar, lixar assoalho, pintar, para cima, para baixo! Rái!

Um comentário:

  1. cara muito bom!!!

    estilo de traço, texturas... até parece que tem marcador junto hehe... ficou mto legal!

    ResponderExcluir